22.3.15

Dia da água

Nós temos aqui no Município um rio sagrado, denominado Jaguari Mirim, uma dádiva das famosas "Terras Raras". 
Estas águas sagradas nascem na imediações do  Complexo Alcalino (dito "vulcão") portanto ricas em minerais.
Na língua indígena, Jaguari é perigoso local onde o jaguar (onça suçuarana) bebe água. Todo ano eu faço questão de passar para meus alunos este conceito de "Rio Sagrado".
Esta foto, eu e o Par fomos tirar próximo à fronteira, quando ele chega ao Município a sudeste. Havia chovido e as águas se mostram barrentas.
Na paisagem rural a caminho, casas "boas" abandonadas; esta possui vidraça e varanda, o que induz ser a residência de antigos proprietários, não simples agregados. O Jaguari ziguezagueia ali aos fundos.
Descanso e piquenique (lanche da tarde) neste ponto paradisíaco, com vista às serras da nascendo do Rio. Apenas uma destas casinhas é habitada, o que induz à baixa demografia rural - triste sinal dos tempos.
Veja este "passarinho" feito pelas macias nuvens! ficamos apreciando por um tempo precioso, depois seguimos de moto.
Aqui, mais próximo à cidade, numa das poucas corredeiras. Nosso rio sagrado não cavalga, formando cascatas; ele serpenteia preguiçosamente!
As fotos foram tiradas em janeiro, época de pouca chuva atipicamente. Hoje, o Jaguari está "bufando" graças às maravilhosas águas de fevereiro e março.
Eu tenho uma torneira com filtro na pia da cozinha e consumo a sagrada água fresquinha, visto que é coletada direto do Rio pela SABESP e tratada. Bem melhor que água de galão ou garrafinha, que recebe xenoestrógeno
Imagem da região da nascente ao pé do "Maciço Poços de Caldas".
Ele escorre para a esquerda, onde vivo.
 Resultado de imagem para vulcão poços de caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.