29.7.15

Fibras más? Será?

Resultado de imagem para imagem arrozal
Tenho pesquisado sobre os malefícios das fibras. Até elas estão na berlinda...
E as fibras insolúveis do arroz integral?
São ásperas - pura celulose - e arranham a parede intestinal. O revestimento de nossos intestinos é "uma pele interna", bem fininha e delicada.
Os arranhõezinhos constantes causam pequenas inflamações cá e acolá. Se o uso for contínuo e exagerado, pode desencadear um processo inflamatório maior.
Obviamente, as fibras não servem apenas para limpeza intestinal, elas também seguram a absorção dos alimentos por mais tempo, mantendo a saciedade; evitam mau hálito; reduzem o nível de glicose e o "mau" colesterol.
Em excesso, até mesmo as fibras solúveis podem nos prejudicar, causando dilatação estomacal, gases, cólicas, diarreia.
Formam barreira à absorção de hormônios para tireoide, vitaminas, expelindo eletrólitos (sais mimerais): cálcio, zinco, ferro nas fezes (ácido úrico). 
Grãos integrais possuem bem mais fibras que frutas e vegetais, pois esses são aquosos e aqueles são secos, concentrados. O limite recomendado é 25 a 35 gramas de fibras / dia, dependendo do peso corporal.
Fibras insolúveis - não absorvidas pelo organismo (mas sim pela microbiota), ajudam na formação do bolo fecal e absorção de água. Se estivermos desidratados, o efeito delas é inverso e causam prisão de ventre.
Fibras solúveis - absorvidas, ajudam a reter nutrientes e aumentam a saciedade.
Alimentos ricos em fibras são primeiramente cereais (com farelo) / leguminosas com película / frutas com casca e bagaço / hortaliças com talos e folhas. Cascas, bagaços, talos e folhas proporcionam fibras ricas em nutrientes.
É fundamental demolhar os grãos por ao menos 8 horas em ambiente ácido (água com gotas de vinagre) para amolecer as fibras e remover antinutrientes, evitando entre outros inconvenientes, os gases.
O abuso é que atrapalha. Moderadamente, as fibras trazem mais benefícios que malefícios. Podemos comer arroz integral ao almoço e sopa de legumes ao jantar.

Para quem sofre de prisão de ventre, o ideal é o sal amargo - magnésio: À tardinha para quem sofre também com insônia (matando já dois coelhos), e de manhã para os dorminhocos.
Gorduras também ajudam a "engraxar" os intestinos. Receita "tiro e queda" dos antigos: uma colher de chá com gordura de porco num copo d"água morna em jejum. Engraxa tudinho!

Imagem Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.