21.3.18

Nutrição e Degeneração Física

Tirei daqui
Não adianta apenas comer, sem atentar à riqueza (ou pobreza) nutricional na porção de alimentos. Solo, colheita precoce, transporte, armazenamento, diminuem a densidade nutricional.
Antimetabólitos como oxalatos nas verduras, inibem a absorção de cálcio. O espinafre libera uma pequena parte de seu cálcio para absorção, enquanto a couve libera um pouco mais, entretanto inibe o iodo e afeta a tireoide...
O espinafre (sobretudo cru) ainda prejudica a absorção de cálcio de outros alimentos e seu oxalato contribui para cálculos renais. Ele definitivamente não é sinérgico com laticínios.
O cálcio dos laticínios, zinco e o ferro heme, encontrados em produtos animais, são mais biodisponíveis que nos vegetais, pois há formas precursoras e ativas de nutrientes.
O betacaroteno da cenoura é precursor da vitamina A (retinol), enquanto a manteiga contém a vitamina A já ativa. Dependendo da genética, pouco desse caroteno será convertido em vitamina A. Nem todas as pessoas obtém vitamina A suficientes de vegetais, requer uma microbiota bem sadia.
Quanto à vitamina B6, ingerindo piridoxina de vegetais, o fígado (se estiver saudável) transforma em piridoxal com uma enzima que requer B2, a riboflavina.
Cada grupo étnico evoluiu cultural e geneticamente para absorver nutrientes relacionados aos alimentos de sua região de origem (dieta e estilo de vida).
Por mais natural, fresca, orgânica que a comida seja, ainda há uma necessidade corporal a ser satisfeita, de acordo com cada individualidade.
É importante catalogar sinais e sintomas, e prováveis deficiências: se a nutrição o deixa energético na medida certa ou cansado, sonolento! Conhecer nossas reações fará a otimização nutricional, descartando alimentos que não nos caem bem.
Doenças como a SIBO, mudanças na microbiota, parasitas, inflamação crônica, luz solar, toxinas, estresse e sono ruim, prejudicam a absorção e assimilação de nutrientes.
Uma alimentação variada, com carnes de órgãos frequentes, sopas com ossos, ovos caipiras, vegetais, agrega micronutrientes (vitaminas, minerais, fitoquímicos, antioxidantes).
Há aplicativos para anotar os alimentos ingeridos e receber uma combinação de valores diários recomendados. 
E a suplementação?
A suplementação terapêutica atinge um objetivo específico num período específico de tempo. A manutenção complementa a dieta que não atende plenamente as necessidades.
Nas combinações e doses padronizadas (e não individualizadas), recebe-se altas doses de alguns nutrientes e baixas de outros, e todas num só gole em jejum, o que leva à absorção rápida e pode acusar excessos no organismo, sendo grave em alguns casos. No outro extremo, há a má absorção(cocô vitaminado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.